Próximo: 16. Obtendo Ajuda
Acima: 2. Componentes do Ambiente
Anterior: 14. Barra de Título
Sumário
Índice
À direita da barra de título, há três botões que também podem ser usados para minimizar, maximizar e fechar a janela (o que é mais rápido que usar o menu). Janelas minimizadas podem ser trazidas de volta com um clique na barra de tarefas.
Para mover uma janela, você pode simplesmente posicionar o cursor na barra de título e segurar o botão esquerdo (primário) do mouse. Sem soltar o botão do mouse, mova a janela para o novo local e depois solte o botão. Se você quer redimensionar uma janela, mova o ponteiro do mouse para a borda da janela que você quer mudar. Uma vez que se esteja no lugar certo, o desenho do cursor mudará da flecha para um traço com uma flecha apontando para ele (algo como
). Pressione e mantenha assim o botão esquerdo do mouse e arraste o lado em questão para o local desejado e depois solte o botão. Note que é possível fazer isso nos lados ou nos cantos (que moverão os dois lados adjacentes ao canto em questão).
Usar a barra de menu de cada janela KDE é fácil. Basta clicar no que você quer fazer e será feito. Mas a barra de menu pode fazer mais por você. Note a faixa texturizada no lado esquerdo do menu e das barras de ícones. Pressione o botão direto do mouse e um menu de contexto aparecerá, permitindo-lhe colocar a barra de menu no topo ou na base da janela. Você pode até posicionar a barra de menu fora da janela e deixá-la ``flutuando''.
Abaixo da barra de menu, pode haver um conjunto de símbolos de ferramentas que se usa para executar determinadas tarefas - é a barra de ferramentas. Você também pode posicionar a barra de ferramentas onde quiser: à esquerda, à direita, no topo, no fundo ou deixá-la flutuando.
Figura:
Janela de Ajuda do KDE
|
Próximo: 16. Obtendo Ajuda
Acima: 2. Componentes do Ambiente
Anterior: 14. Barra de Título
Sumário
Índice
www.conectiva.com