próximo acima anterior sumário índice
Próximo: 8. Especificação do Servidor Acima: 7. Configuração de Rede Anterior: 5. Outras Conexões de   Sumário   Índice

6. Outras Conexões de Rede - Visão Geral

Configurar uma conexão de rede sobre uma plataforma ethernet requer um conjunto diferente de informações. Conexões de rede para interfaces token ring ou arcnet seguem uma configuração similar, porém não são discutidas neste guia.

Figura: Janela do Adaptador 1

O primeiro item nesta tela é uma caixa de verificação indicando se o adaptador está habilitado ou não. Ele deve ser indicado caso se pretenda utilizá-lo. Após seguem as opções de configuração.

Manual significa que as informações serão providas pelo usuário, DHCP e BOOTP recebem as informações a partir de um servidor remoto. Caso você tenha dúvidas sobre a opção mais adequada consulte seu administrador de rede. Caso você seja o administrador de rede e não esteja seguro do que escolher selecione Manual e considere um outro cargo em sua empresa antes que seja muito tarde.

DHCP e BOOTP requerem somente os seguintes campos:

Para a opção Dispositivo de Rede pode-se escolher de uma lista, onde eth representa uma placa ethernet, arc especifica uma placa arcnet e tr especifica placas token ring.

A informação de máscara será configurada por padrão, dependendo do tipo de rede que se esteja configurando. Caso a configuração esteja sendo realizada com um Provedor, então deve-se perguntar ao seu suporte qual a máscara a ser utilizada.

Na maioria dos casos será igual a 255.255.255.0 (o padrão).

A opção de modo de configuração Manual, requer os seguintes campos:

Informações de dispositivos de rede e módulo do kernel são descritas acima. A combinação adequada de Nome da máquina + Domínio + Endereço IP dependerá da situação; caso se esteja adicionando um computador a uma rede existente ou criando-se uma nova rede. Para conectar-se a uma rede existente, obtenha estas informações com o administrador de rede. Ter-se uma rede conectada a Internet está além do escopo deste guia e recomendamos as seguintes leituras:

Caso se esteja configurando uma rede que estará conectada a Internet, pode-se utilizar qualquer Nome da máquina e Domínio, escolhendo-se uma das faixas de endereços IP abaixo:


Tabela: Faixas de Endereços Privativos
Endereços Disponíveis Exemplos        
10.0.0.0 - 10.255.255.255 10.5.12.14        
172.16.0.0 - 172.31.255.255 172.16.9.1, 172.28.2.5        
192.168.0.0 - 192.168.255.255 192.168.0.13        

Na verdade sugerimos que estes padrões sejam utilizados sempre, evitando-se assim a necessidade de reconfigurações de números IP, caso uma conexão com a Internet seja instalada.

Os conjuntos de números acima, correspondem a classes de rede a, b e c respectivamente. As classes são usadas para descrever o número de endereços IP disponíveis, assim como a faixa de números usados para descrever cada um deles. Os números acima são reservados para redes privadas.

Nota: não se pode utilizar estes números para conectar-se diretamente a Internet, e somente através de dispositivos como proxy, gateways, etc.. Caso em algum momento venha-se a utilizar uma conexão direta das estações de rede com a Internet estes números terão que ser substituídos. Portanto procure planejar adequadamente o uso dos endereços de sua rede.


próximo acima anterior sumário índice
Próximo: 8. Especificação do Servidor Acima: 7. Configuração de Rede Anterior: 5. Outras Conexões de   Sumário   Índice
www.conectiva.com