Próximo: 7. Configuração de Rede
Acima: 6. Revisando o Sistema
Anterior: 2. Adicionado Pontos de
  Sumário
  Índice
As opções gerais não são necessárias na maioria das vezes. Elas proporcionam maior flexibilidade e segurança.
- somente leitura - é possível bloquear a escrita em uma partição. Até mesmo o superusuário não poderá escrever ali. Esta opção é raramente usada numa partição de disco rígido normal.
- montável pelo usuário - esta opção é geralmente usada em conjunto com a opção seguinte e é útil para mídias removíveis, como por exemplo disquetes. Ela permite a um usuário normal ativar a conexão a qualquer hora. Normalmente, apenas o superusuário (root) pode fazer uma montagem.
- não montar na inicialização - especialmente útil para mídia removível, esta opção impede que o sistema tente fazer uma montagem na inicialização.
- Nenhum programa pode ser executado - esta é uma funcionalidade de segurança, especialmente útil para mídia removível. Se você definir a opção montável pelo usuário em uma mídia removível, qualquer usuário pode instalar arquivos especiais para dar-lhe acesso total ao seu sistema (privilégios de administrador). Esta opção lhe previne disto acontecer.
- suporte a arquivos de dispositivos especiais - esta é uma opção relacionada à segurança. Dispositivos especiais são geralmente criados com direitos de acesso apropriados no diretório. Eles podem ser criados em outros lugares também através do comando mknod. Esta funcionalidade impede a montagem de uma mídia com dispositivo especial criada sem preocupações de segurança. Esses dispositivos poderiam arruinar toda a segurança do sistema.
- sem permissão a programas com setuid - mais uma funcionalidade de segurança. É um meio termo entre o acesso total e a opção acima (nenhum programa pode ser executado). Selecionando-se esta opção, o sistema não deixará programas privilegiados usarem seus direitos especiais. Um programa privilegiado é aquele que muda seu usuário para outra identificação (geralmente para o superusuário) enquanto está sendo executado. Isto permite que o usuário normal execute tarefas especiais que apenas o superusuário poderia fazer.
- ativar quota por usuário - esta opção diz ao kernel para ativar a contabilidade de quota
no sistema de arquivos. A contabilidade de quota é usada para cada usuário em tempo real, controlando o espaço em disco usado por ele e a quantidade de arquivos e diretórios que ele possui. Os limites podem ser aplicados para alguns ou todos os usuários.
Há um controle separado para cada sistema de arquivos. O arquivo quota.user é criado na raiz do sistema de arquivos (o Configurador Linux o criará para você se esta opção for selecionada). O utilitário quotacheck é executado para inicializar o arquivo com o estado corrente do sistema de arquivos. Então o kernel o atualizará silenciosamente para cada conta de usuário. Isto é útil para impedir que um simples usuário ocupe todo o disco.
- ativar quota por grupo - é a mesma funcionalidade da ``ativar quota por usuário'', mas adequada para grupos. As quotas para grupos definem a soma das cotas de todos os membros do grupo. O arquivo quota.group é criado quando esta opção é selecionada e o utilitário quotacheck é usado para inicializar o arquivo. Enquanto um usuário pode estar sobre sua quota pessoal, a quota de seu grupo pode ultrapassar este limite. O usuário será advertido ao criar arquivos novos e/ou aumentá-los.
Verifique as páginas de manual on-line em português dos itens mount, umount e fstab para maiores informações.
Concluídas as configurações, selecione Aceitar.
Próximo: 7. Configuração de Rede
Acima: 6. Revisando o Sistema
Anterior: 2. Adicionado Pontos de
  Sumário
  Índice
www.conectiva.com