próximo acima anterior sumário índice
Próximo: 10. Finalizando Acima: 9. Configurando o Servidor Anterior: 9. Configurando o Servidor   Sumário   Índice


1. Configurando um Servidor XFree86

Caso se deseje utilizar o X Window, o processo de instalação iniciará a execução do utilitário Xconfigurator.

O Xconfigurator inicialmente tentará detectar o tipo de placa disponível no sistema. Caso não consiga, será apresentada uma lista de placas de vídeo. Selecione uma placa de vídeo da lista e pressione . Se a placa de vídeo do sistema não aparecer na lista, o XFree86 pode não suportá-la. Porém se você tiver conhecimento técnico suficiente sobre sua placa de vídeo, pode-se escolher a opção de Placa Ausente da Lista e tentar configurá-la.

Uma vez que a placa de vídeo esteja selecionada, o processo instalará o servidor XFree86 apropriado e o Xconfigurator apresentará uma lista de monitores suportados. Caso o monitor disponível esteja presente na lista, selecione-o e pressione . Caso contrário pressione Customizar. Neste caso o Xconfigurator solicitará informações sobre as faixas de sincronismo horizontal e vertical (estes valores normalmente acompanham a documentação do monitor).

Nota: não é recomendado selecionar um monitor similar ao disponível, a menos que se esteja completamente seguro de que o monitor selecionado não excede às capacidades do equipamento disponível. Caso isso seja feito é possível sobrecarregar o monitor e danificá-lo ou mesmo inutilizá-lo definitivamente.

A seguir, o Xconfigurator solicitará a informação de quantidade de memória de vídeo instalada na placa de vídeo. Se não estiver seguro, por favor consulte a documentação que acompanha a placa de vídeo. Se for escolhida mais memória do que a disponível, o XFree86 poderá não funcionar corretamente. Se a placa de vídeo selecionada tiver um chip com relógio, o Xconfigurator apresentará uma lista de chips disponíveis. Recomendamos a opção de Sem Configuração de ``Clockchip'', uma vez que o XFree86 pode detectar o chip automaticamente na maior parte dos casos.

A seguir o Xconfigurator solicitará o modo de vídeo que se deseja utilizar. Selecione um ou mais modos pressionando . O Xconfigurator então criará um arquivo de configuração em /etc/X11/XF86Config com as opções selecionadas.

Finalmente, será apresentada uma tela que fornecerá a possibilidade de execução automática do Sistema X Window toda vez que o sistema for reinicializado. Caso seja ativada esta opção, o KDM será ativado após a inicialização do sistema, sendo possível escolher o gerente de janelas de sua preferência. O KDE será o gerente padrão caso não se faça escolha.


próximo acima anterior sumário índice
Próximo: 10. Finalizando Acima: 9. Configurando o Servidor Anterior: 9. Configurando o Servidor   Sumário   Índice
www.conectiva.com