Há algumas outras ferramentas que podem auxiliar as tarefas de administração do DNS/BIND. Descreveremos rapidamente algumas delas. Por favor consulte a documentação que acompanha estes programas para maiores informações sobre o seu uso.
O programa hostcvt é uma ferramenta que ajuda com a configuração inicial do BIND, convertendo o arquivo /etc/hosts em arquivos de configuração do servidor de nomes named. Ele gera tanto os registros tipo A como os de mapeamento reverso PTR, cuidando ainda dos nomes alternativos das máquinas. Obviamente ele não faz todo o trabalho do administrador, pois pode ser necessário atualizar os valores do registro SOA, por exemplo, ou adicionar registros MMX. Porém ele pode ajudá-lo a economizar algumas aspirinas. Ele integra os fontes do BIND e pode ser encontrado como um pacote à parte em diversos servidores FTP .
Após configurar o servidor de nomes, é aconselhável testar a sua configuração. A ferramenta ideal (segundo o autor) é o programa dnswalk, uma aplicação desenvolvida em perl e que possibilita uma ``caminhada'' pelas bases de dados DNS, procurando pelos erros mais comuns e verificando eventuais inconsistências. O programa foi liberado recentemente e pode ser encontrado em diversos sites FTP .