Esta seção é baseada na lista de verificação de problemas da IBM Corp. Meus agradecimentos a eles por tornarem ela disponível para este Como Fazer. Caso o leitor esteja com algum problema em montar sistemas de arquivos NFS, por favor consulte esta lista. Cada item descreve um problema específico e a sua solução.
Solução: Incluí-lo no arquivo exports.
Por exemplo: a lista em export indica uma exportação para johnmad, mas o nome johnmad é resolvido como johnmad.austin.ibm.com, fazendo com que a permissão de montagem seja negada.
Solução: Exportar em ambos os formatos de nomes.
Isso pode ocorrer ainda quando o cliente tem 2 interfaces com nomes diferentes para cada um dos dois dispositivos e o comando export especifica somente um deles.
Solução: Exporta para ambas as interfaces.
Isso pode ocorrer também quando o servidor não consegue executar um chamada lookuphostbyname ou lookuphostbyaddr (são funções da biblioteca) no cliente. Esteja seguro de que o cliente pode executar máquina <nome>; máquina <endereço_ip> e que ambos mostram a mesma máquina.
Solução: ajustar a resolução de nomes no cliente.
Solução: Desativar nfsd e reinicializá-lo.
Nota: os clientes que tenham pontos de montagem sob sistemas de arquivos terão problemas no acesso após a reinicialização.
Nestes casos é recomendada a execução do comando mount -a, como superusuário, na máquina cliente.
Solução: Ajustar as datas.
O autor do Como Fazer sugere o uso do NTP para sincronismo de relógios. Uma vez que existem restrições de exportação do NTP para fora dos EUA, pode-se obter uma cópia em uma distribuição Linux ou em ftp://ftp.hacktic.nl/pub/replay/pub/linux ou em um site espelho.
Solução: diminuir o número de grupos aos quais o usuário pertença ou alterar o usuário na montagem.