próximo acima anterior sumário índice
Próximo: C4.2 Nosso Próprio Domínio Acima: C4. Um Domínio Simples. Anterior: C4. Um Domínio Simples.   Sumário   Índice

C4.1 Mas primeiro um pouco de teoria

Antes de realmente começarmos esta seção, forneceremos alguns ensinamentos sobre o funcionamento do DNS; é preciso lê-los porque é fundamental para um administrador de rede. Caso não se queira, deve-se pelo menos pesquisá-los rapidamente, até chegar aonde se quer ir no arquivo named.conf.

DNS é uma sistema hierárquico. O mais alto nível é representado por `.' e denominado ``raiz''. Sob ``.'' há diversos Domínios de Alto Nível (TLDs), sendo os mais conhecidos ORG, COM, EDU e NET, mas existem muitos mais.

Ao se procurar uma máquina, a pesquisa ocorre recursivamente dentro da hierarquia, começando no topo. Caso se queira descobrir o endereço de prep.ai.mit.edu, o servidor de nomes local tem que encontrar um nome de servidor que responda pelo domínio edu. Ele pergunta a um servidor . (ele já conhece os servidores ., a partir do arquivo root.hints), e o servidor . fornecerá uma lista dos servidores do domínio edu:



Começaremos perguntando por um servidor raiz:

A seguir definiremos o tipo de pesquisa que desejamos fazer. Neste caso NS (registros de servidores de nomes):

A seguir perguntaremos pelos servidores que respondem pelo domínio edu:

O ponto após edu é significativo. Ele indica ao servidor que estamos pesquisando os servidores sob os quais o domínio edu está configurado (isto de alguma maneira simplifica a busca):

A resposta nos indica que *.root-servers.net serve edu., podemos então continuar perguntando, por exemplo ao servidor C.ROOT-SERVERS.NET. Agora queremos saber quem serve o próximo nível do nome da máquina: mit.edu.:



A resposta indica que strawb, w20ns e bitsy servem o domínio mit. Vamos selecionar um deles e perguntar-lhe sobre ai.mit.edu:



Os nomes das máquinas não são sensíveis a maiúsculas e minúsculas, mas sugerimos o uso do mouse para cortar e colar como estão na tela.



Desta forma, obtemos que museli.ai.mit.edu é um dos servidores de nomes de ai.mit.edu:



Agora mudaremos o tipo de pergunta. Já que encontramos o servidor de nomes, agora podemos perguntar tudo o que quisermos sobre prep.ai.mit.edu.



Assim começando por . fomos capazes de descobrir os nomes dos servidores do próximo nível de domínio. Caso se esteja usando um servidor DNS próprio ao invés de usar todos aqueles outros servidores, o named certamente guardaria no cache todas as informações que tenha encontrado, não sendo necessária toda esta pesquisa na próxima vez que fosse realizada uma nova pesquisa de localização desta máquina.

Um tema muito menos comentado, mas também muito importante é in-addr.arpa. Ele também está aninhado como um domínio 'normal'. in-addr.arpa permite-nos conseguir os nomes das máquinas através de seus endereços. Uma coisa importante aqui, é notar que ip#s são escritos ao contrário no campo in-addr.arpa. Caso se tenha o endereço da máquina: 192.128.52.43, named procederá exatamente como no exemplo prep.ai.mit.edu: encontrar servidores arpa., in-addr.arpa., 192.in-addr.arpa., 128.192.in-addr.arpa., 52.128.192.in-addr.arpa.. Encontrar então os registros necessários para 43.52.128.192.in-addr.arpa. Engenhoso não? (Diga `Sim', por favor!.) Porém não se preocupe endereços reversos somente são confusos nos dois primeiros anos.

Acabamos de contar uma mentira. O DNS não funciona exatamente da maneira aqui descrita. Mas não tenha dúvida que é muito próximo disso.


próximo acima anterior sumário índice
Próximo: C4.2 Nosso Próprio Domínio Acima: C4. Um Domínio Simples. Anterior: C4. Um Domínio Simples.   Sumário   Índice
www.conectiva.com