Após tudo isto é hora de iniciar o servidor de nomes. Caso se esteja usando uma conexão discada, primeiro deve-se estabelecer a conexão. Deve-se digitar então `ndc start', sem opções. Caso isto não funcione, pode-se tentar `/usr/sbin/ndc start'. Caso isto não funcione, deve-se verificar a seção (Perguntas e Respostas). Agora é possível testar a configuração. Ao se visualizar o arquivo de mensagens syslog (usualmente chamado /var/adm/messages; podem ser examinados também o diretório /var/log e o arquivo syslog) ao se iniciar o servidor de nomes (executando-se tail -f/var/log/messages ) deve-se obter algo como:
(linhas terminadas em continuam na linha seguinte)
Se houver alguma mensagem de erro, ela deve ser examinada. O named indicará o arquivo onde o problema se encontra (ou named.conf. ou root.hints, esperamos:-) O servidor de nomes deve ser finalizado e os arquivos devem ser corrigidos.
Agora é hora de iniciar o nslookup para examinar o trabalho realizado até aqui.
Caso este seja o resultado obtido, parabéns, está funcionando. Esperamos que sim. Caso se obtenha um resultado diferente, deve-se retornar e verificar todos os passos. Cada vez que se altere o arquivo named.conf será necessário reiniciar o servidor de nomes usando o comando ndc restart.
Agora podemos fazer pesquisas no sistema. Podemos procurar por alguma máquina próxima; A pat.uio.no está próxima a mim na Universidade de Oslo:
nslookup agora perguntou ao seu servidor de nomes para procurar a máquina pat.uio.no. Este contatou uma dos servidores de nomes listados no arquivo root.hints , e perguntou a um deles qual o caminho para a máquina desejada. Pode levar bem pouco tempo antes de se obter o resultado, enquanto named procura todos os domínios definidos em /etc/resolv.conf.
Ao se pesquisar novamente, tem-se:
Note a linha `Non-authoritative answer:' que obtivemos desta vez. Isto indica que o servidor de nomes não saiu pela rede para perguntar sobre a máquina desejada. Ao invés disto procurou em seu cache e encontrou-o lá. Mas a informação do cache pode estar desatualizada (antiga). Então se está informado deste perigo (muito pequeno) quando o sistema informa `resposta Não autorizada:'. Quando nslookup disser isto pela segunda vez para a mesma máquina, pode-se estar certo de que o cache está funcionando e fornecendo a informação certa. Pode sair-se do comando nslookup digitando-se `exit'.
Agora que sabemos como configurar um servidor de nomes de cache, aproveite para tomar uma cerveja, leite, ou qualquer coisa que se queira para comemorar este fato memorável.