O acesso aos recursos do NNTP são definidos através do arquivo nntp_access no diretório /usr/lib/news. Linhas neste arquivo descrevem os direitos de acesso definidos para máquinas externas. Cada linha tem o seguinte formato:
Caso um cliente conecte-se à uma porta NNTP, nntpd tenta obter o nome totalmente qualificado do domínio a partir de uma pesquisa reversa do endereço IP. O nome da máquina cliente e o endereço IP são checados contra o campo site na mesma ordem em que as entradas aparecem neste arquivo. Caso uma entrada coincida exatamente suas regras são aplicadas, caso seja parcial a coincidência, ela somente será aplicada se não houver outra entrada que sirva mais adiante no arquivo. site pode ser especificado de uma das seguintes formas:
Entradas com especificações de sites mais genéricas devem ser colocados ao final, uma vez que entradas associadas e mais específicas seriam sobrepostas pelas primeiras.
O segundo e o terceiro campos descrevem os direitos de acessos fornecidos ao cliente. O segundo detalha as permissões para recuperação de notícias, permitindo a recepção de notícias através do parâmetro (read), e a transmissão de notícias através da especificação do parâmetro (xfer). Um valor igual a both habilita tanto a recepção como a transmissão, no inibe qualquer tipo de acesso. O terceiro campo fornece ao cliente o direito de postar artigos, ou seja, enviar artigos com o cabeçalho incompleto, o qual será completado pelo software de notícias. Caso o segundo campo contenha a expressão no, ele será ignorado.
O quarto campo é opcional, e contém uma lista, separada por vírgulas, dos grupos que o cliente não têm permissão de acesso.
Um exemplo do arquivo nntp_access é mostrado a seguir: