Lotes de notícias seguem um formato particular que é idêntico ao utilizado por Bnews, C News e INN. Cada artigo é precedido pela seguinte linha:
onde número é o total de bytes do artigo. Quando a compressão do lote é realizada, o arquivo resultante é comprimido como um todo e precedido por uma outra linha, indicando o comando a ser usado na descompressão do arquivo. A ferramenta padrão utilizada é o comando compress, o qual é acionado por
Algumas vezes, ao se enviar lotes através de programas de mensagens que removem o oitavo bit de todos os dados, um lote comprimido pode ser protegido utilizando-se a chamada c7-codificação, sendo que estes lotes serão gerados pelo programa c7unbatch.
Quando um lote é enviado para um comando rnews em um site remoto, ele verifica se estas marcas estão presentes e executa o processamento de forma adequada. Alguns sites utilizam ainda ferramentas de compressão tais como gzip e precedem os arquivos compactados com o programa zunbatch. C News não reconhece cabeçalhos não padronizados.
Em C News, o loteamento de notícias é executado pelo programa /usr/lib/news/bin/batch/sendbatches, o qual recebe uma lista de artigos a partir do arquivo site/togo, e os coloca em uma série de arquivos de lotes de notícias. Ele deve ser executado a cada hora, ou mesmo mais freqüentemente, dependendo do volume do tráfego.
Sua operação é controlada pelo arquivo batchparms localizado em /usr/lib/news. Este arquivo descreve o tamanho máximo de lote permitido para cada site, o programa de loteamento e compressão opcional a ser usado e o meio de transporte a ser utilizado na entrega para o site remoto. Pode-se especificar parâmetros de loteamento a nível de site de destino, assim como definir um conjunto de parâmetros padrões para os sites não definidos explicitamente.
Para executar o loteamento para um site específico, pode-se executar o seguinte:
Ao ser acionado sem argumentos, o programa sendbatches tratará todas as filas de lotes. A interpretação de ``todas'' depende da presença de uma entrada no arquivo batchparms. Caso uma seja encontrada, todos os diretórios em /var/spool/news/out.going serão verificados, caso contrário ele executará um ciclo para todas as entradas existentes em batchparms. Note que sendbatches, ao pesquisar o diretório out.going, trata somente aqueles diretórios que não contenham um ponto ou o sinal (@) no nome dos sites.
Ao se instalar o C News, é disponibilizado um arquivo batchparms, o qual contém um exemplo bastante razoável. Cada entrada no arquivo é composta por uma linha composta por seis campos, separados por espaços ou tabulações:
Estes campos têm o seguinte significado:
site é o nome do site ao qual os parâmetros se aplicam. O arquivo togo deste site deve residir em out.going/togo sob o diretório de tarefas temporárias de notícias. Um site chamado /default/ indica a entrada padrão.
tamanho é o tamanho máximo dos artigos loteados (antes da compressão). Para artigos individuais maiores que este valor, C News faz uma exceção e os coloca em lotes individuais.
max é o número máximo de lotes criados e programados para transferência antes de uma interrupção na transferência para este site em particular. Isto é útil especialmente no caso de sites remotos que estejam indisponíveis por um longo período de tempo, uma vez que evita que C News superlote os diretórios de arquivo temporários UUCP com milhões de lotes de notícias.
C News determina o número de lotes em fila usando o programa interpretado chamado queulen em /usr/lib/news/bin. A versão de Vince Skahan chamada newspak contém um programa compatível com UUCP BNU. Caso se use um conjunto diferente de diretórios de tarefas temporárias, como por exemplo, com o Taylor UUCP, deve-se utilizar um programa próprio.25.4
O campo loteador contém o comando usado para produzir um lote a partir da lista de artigos contida no arquivo togo. Para envios normais, ele normalmente será o programa batcher. Para outros propósitos, loteadores alternativos poderão ser disponibilizados. Por exemplo, o protocolo eutenho/meenvie requer uma lista a ser adequada ao controle de mensagens disponíveis ou solicitadas, as quais são postadas para o grupo de notícias to.site. Isso é executado pelos programas batchih e batchsm.
O campo programa_de_compressão especifica o comando usado para a compressão do lote. Normalmente ele é denominado compcun, um programa interpretado que produz um lote comprimido.25.5 Alternativamente, pode-se indicar um compressor que use o gzip, chamado, digamos, gzipcun (porém ele terá que ser desenvolvido pelo administrador). Neste caso deve-se estar seguro de que o programa uncompress no site remoto tem capacidade de reconhecer arquivos comprimidos com gzip.
Caso o site remoto não tenha um comando uncompress disponível, pode-se especificar o parâmetro como nocomp, o que provocará que nenhuma compressão seja executada.
O último campo, transporte, descreve a forma de transporte a ser utilizada. Alguns comandos para diferentes padrões estão disponíveis com seus nome prefixados como a expressão via. sendbatches envia para o programa o nome do site de destino diretamente na linha de comando. Caso a entrada em batchparms não seja igual a /default/, ele derivará o nome do site a partir do campo site, desmembrando qualquer valor existente após um ponto ou barra. Caso a entrada seja igual a /default/, o diretório out.going será utilizado.
Há dois comandos que usam uux para executar rnews no sistema remoto: viauux e viauuxz. Este último configura o parâmetro -z para (antigas versões) o programa uux evitar que as mensagens de sucesso sejam enviadas para cada artigo entregue. Outro comando, viamail, envia lotes de artigos para o usuário rnews no sistema remoto via correio eletrônico. Obviamente, isso requer que o sistema remoto envie as mensagens destinadas a rnews para o seu sistema local de notícias. Para um lista completa dos transportes disponíveis, veja a página de manual do comando newsbatch(8).
Todos os comandos deste últimos três campos devem estar localizados ou no diretório out.going/site ou em /usr/lib/news/bin/batch. Muitos deles são programas interpretados, tornando simples a sua adequação para necessidades específicas do site local. Eles são acionados através de conectores de comandos25.6. A lista de artigos a serem enviados é disponibilizada para o loteador na entrada padrão, o qual produz o lote na saída padrão do sistema. Isso é conectado com o compressor e assim por diante. A seguir apresentamos um arquivo de exemplo: