Para instalar C News, deve-se descompactar os arquivos nos locais apropriados, caso isso ainda não tenha sido feito, e devem ser editados os arquivos de configuração abaixo listados. Eles estão localizados no diretório /usr/lib/news. Seus formatos serão discutidos nas seções seguintes.
Para criar uma hierarquia inicial dos grupos e notícias, deve-se obter um arquivo active e um arquivo newsgroups a partir do site que alimentará o sistema local. Estes devem ser instalados no diretório /usr/lib/news, com o dono igual a news e modo de permissão igual a 644. Devem ser removidos todos os grupos to.* do arquivo de grupos ativos e adicionada a linha to.site_local e to.sites_de_destino, assim como junk e control. Os grupos to.* são normalmente usados para troca de mensagens do tipo eutenho/meenvie, mas devem ser criados independentemente do uso desta modalidade. A seguir, deve-se substituir os números dos artigos, atualizando-se o segundo e terceiro campos do arquivo active usando-se o seguinte comando:
O segundo comando aciona o comando sed(1), um dos meus comandos favoritos. O seu objetivo neste caso é substituir duas expressões compostas por dígitos por uma contendo zeros e outra contendo 000001, respectivamente.
Finalmente, deve-se criar um novo diretório de tarefas temporárias e os subdiretórios usados para mensagens recebidas e notícias a enviar:
Caso se esteja usando versões mais antigas do C News, deve-se ainda criar o diretório out.master sob o diretório de tarefas temporárias.
Caso se esteja utilizando leitores de notícias diferentes dos distribuídos com o C News, é possível que alguns deles estejam esperando que as notícias sejam armazenadas em /usr/spool/news ao invés de /var/spool/news. Caso o leitor aparente não estar conseguindo localizar as notícias, deve-se criar uma ligação simbólica de /usr/spool/news para /var/spool/news.
Agora, o site local está pronto para receber as notícias. Note que não se deve criar quaisquer diretórios além dos acima descritos, já que cada vez que o programa C News recebe um artigo de um grupo cujo diretório ainda não tenha sido criado, ele fará a criação automaticamente.
Isso ocorrerá para todos os grupos para os quais um artigo tenha sido enviado. Então, após algum tempo, pode-se verificar que o diretório de tarefas temporárias de notícias estará abarrotado de diretórios de grupos de notícias que nunca foram solicitados, como por exemplo alt.lang.teco. Para evitar que isto ocorra pode-se simplesmente remover todos os grupos indesejados do arquivo active, ou regularmente executar um programa que esvazie os diretórios sob /var/spool/news (exceto os arquivo out.going e in.coming).
O C News necessita de um usuário para enviar mensagens de erro e também relatórios da sua situação. Por padrão, ele é o usuário usenet. Caso se utilize o padrão, pode-se configurar um nome alternativo para ele, o que provocará o reenvio das mensagens para uma ou mais pessoas responsáveis pela sua administração (Capítulos e descrevem como fazer isso utilizando os programas smail e sendmail). Pode-se ainda alterar o seu comportamento através da configuração da variável de ambiente NEWSMASTER para um nome adequado. Ela deve ser atualizada ainda no arquivo de acionamentos programados das tarefas de notícias, assim como toda vez que seja acionada uma tarefa administrativa manualmente. Certamente o uso de um nome alternativo é mais simples.
Quando se estiver acessando o arquivo /etc/passwd, deve-se estar seguro de que todos os usuários têm seu nome real no campo pw_gecos devidamente configurado (o quarto campo de cada linha). Esta é uma questão de convivência na Internet, que faz com que o nome real do remetente apareça no campo From: do artigo. Obviamente, pode-se desejar fazer isso quando se utilize somente o envio de mensagens via correio.