Muitos sistemas operacionais disponibilizam programas destinados à entrega de mensagens. Programas típicos para a maioria das variantes do já estão disponíveis no sendmail.
No , é necessário explicitar uma instrução ``define'', indicando o servidor de mensagens apropriado, caso um programa de entrega local não esteja presente na distribuição instalada. Isso é feito através da especificação do parâmetro LOCAL_MAILER_DEF no arquivo sendmail.m4.
Por exemplo, para se usar o programa deliver23.1, deve-se configurar a variável LOCAL_MAILER_DEF para mailers.linux.
O seguinte arquivo deve ser então criado e nomeado como mailers.linux no diretório apontado em LIBDIR. Ele explicitamente define o programa deliver na palavra chave Mlocal com os parâmetros adequados fazendo com que o sendmail entregue corretamente as mensagens para o sistema local. A menos que você seja um expert em sendmail, a mudança destes parâmetros será indesejável. provavelmente não se desejará mudar estes parâmetros.
Há ainda um padrão pré-construído para o parâmetro deliver no arquivo Sendmail.mc que é incluído no arquivo sendmail.cf. Para alterá-lo, não se deve usar o arquivo mailers.linux e sim a seguinte definição no arquivo sendmail.m4:
Infelizmente, o arquivo Sendmail.mc assume que o programa deliver está instalado no /bin, o que não é o caso, por exemplo, do Slackware 1.1.1 (o qual instala o programa em /usr/bin). Neste caso é necessário definir uma ligação simbólica ou reconstruir o software a partir dos fontes, alterando a sua localização para /bin.