O protocolo IP tem um protocolo companheiro, o qual ainda não foi comentado. Ele é denominado ICMP - Protocolo de Controle de Mensagens Internet2.13 e é usado pelo código do núcleo do sistema de rede para enviar mensagens de erro para outras máquinas. Por exemplo, assumindo que você esteja utilizando a máquina jacare novamente e deseja executar o programa telnet na porta 12345 da máquina jaburu, porém não há nenhum processo recebendo mensagens naquela porta. Quando o primeiro pacote TCP para esta porta chega em jaburu, a camada de rede irá reconhecer o que ocorre e retornará uma mensagem ICMP para jacare com a mensagem ``Porta Indisponível''.
Há um número expressivo de mensagens que o ICMP compreende, muitas das quais lidam com condições de erro. De qualquer forma há uma em especial, muito interessante chamada de mensagem de redirecionamento. Ela é gerada pelo módulo de roteamento, ao detectar que outra máquina está usando este como um ponto de passagem, apesar de haver um caminho muito mais curto. Por exemplo, após a inicialização a tabela de roteamento de dourado pode estar incompleta, contendo as rotas para a rede do Departamento de Matemática e do campus, além da rota padrão, apontando para o ponto de passagem do Centro de Computação da Universidade do Pantanal (capivara). Desta forma, qualquer pacote para jacare será enviado para capivara ao invés de o ser para piranha, o ponto de passagem do Departamento de Física. Ao receber tal datagrama, capivara notará que esta é uma opção ruim de escolha de roteamento e irá repassar o pacote para piranha, ao mesmo tempo em que irá retornar uma mensagem de Redirecionamento ICMP para dourado avisando da melhor opção de roteamento.
Agora, este parece ser o meio mais inteligente de evitar a configuração manual, não somente desta, mas da maioria das rotas básicas. De qualquer forma é importante frisar que basear-se em sistemas de rotas dinâmicas, seja RIP ou redirecionamento ICMP não é sempre a melhor opção, pois não há praticamente nenhuma forma de verificar se as informações de roteamento são autênticas. Isso pode permitir que informações escusas possam prejudicar toda uma rede. Por esta razão, há algumas versões de código de rede que tratam mensagens de redirecionamento que afetam roteamentos de rede como se elas fossem somente redirecionamentos de máquinas.