Conforme descrito anteriormente, o programa smail é capaz de entregar mensagens imediatamente ou criar uma fila para entrega posterior. Caso se escolha o método de fila de mensagens, smail irá armazenar todas as mensagens no diretório messages sob /var/spool/smail. Elas não serão processadas até que isso seja explicitamente indicado (este método é também conhecido como ``executando a fila'').
Pode-se selecionar um de três métodos de entrega através da configuração do parâmetro delivery_mode no arquivo config, o qual poderá ser igual a foreground, background, ou queued. O método foreground faz com que a mensagem seja entregue imediatamente após o seu recebimento, o método background faz com que seja gerada uma instância do programa para o processamento da mensagem e o método queued gera as filas de mensagens. Mensagens recebidas serão sempre colocadas em fila independente desta opção caso a variável queue_only esteja configurada no arquivo config.
Caso o método de fila seja ativado, esteja seguro de que as filas sejam verificadas periodicamente, provavelmente a cada 10 ou 15 minutos. Caso se esteja executando smail no modo servidor, deve-se adicionar a opção -q10m à linha de comando, para que a fila seja processada a cada 10 minutos. Alternativamente, pode-se executar runq a partir do utilitário cron nestes intervalos. runq deverá ser uma ligação simbólica para smail.
Pode-se listar a fila de mensagens atual acionando-se o programa smail com a opção -bp. Um processo equivalente pode ser feito através da definição de uma ligação simbólica de mailq para smail, e após deve ser chamado mailq:
Este comando mostra uma única mensagem na fila. O registro da transação (a qual somente é mostrada caso se informe a opção -v para o programa mailq) pode fornecer informações adicionais sobre a causa da espera para a sua entrega. Caso nenhuma tentativa de entrega tenha sido feita até o momento, nenhum registro da transação será apresentado.
Mesmo caso o método de filas não esteja sendo utilizado, o smail irá ocasionalmente colocar mensagens em fila ao encontrar alguma falha na sua transferência. Para conexões SMTP, a razão pode estar em uma máquina que não pode ser alcançada, porém existem casos em que a causa pode residir na ausência de espaço no sistema de arquivos20.9. Portanto deve-se processar a fila no máximo a cada hora (utilizando-se o programa runq), senão uma transferência adiada poderá ficar presa na fila eternamente.