próximo acima anterior sumário índice
Próximo: 18.12 Transportes Baseados em Acima: 18. Configurando e Executando Anterior: 18.10.4 Listas de Mensagens   Sumário   Índice


18.11 Transportes Baseados em UUCP

Há um grande número de módulos de transporte compilados para smail que utilizam o conjunto de ferramentas UUCP. Neste ambiente, mensagens são normalmente enviadas acionando-se o programa rmail na próxima sala, fornecendo-se a mensagem na entrada padrão e criando-se um endereço na linha de comando. Na máquina local, rmail poderá ser uma ligação simbólica com o comando smail.

Ao manusear uma mensagem em um transporte UUCP, smail converte o endereço de destino para o formato UUCP. Por exemplo, irá ser transformado em . Qualquer ocorrência de um operador de endereços `' é preservada, então o endereço irá se tornar . De qualquer forma, smail nunca gerará este tipo de endereço por si só.

Alternativamente, smail pode enviar ou receber lotes de mensagens BSMTP, via UUCP. Desta forma, uma ou mais mensagens são ``embaladas'' em um único lote que contém os comandos para que o servidor de correio local possa tratá-las como se uma conexão real SMTP houvesse sido estabelecida. BSMTP é freqüentemente usada em redes que utilizem a sistemática ``armazenamento e reenvio'' objetivando a economia de espaço em disco, assim como possibilita que máquinas que não tenham uma conexão permanente possam receber suas mensagens, quando uma ligação for realizada. O arquivo transports de exemplo apresentado no apêndice [*] contém um transporte bsmtp que gera lotes parciais BSMTP em um diretório de filas. Eles serão combinados em lotes finais posteriormente, utilizando-se um programa interpretado que adiciona os comandos HELO e QUIT adequados.

Para habilitar o transporte bsmtp para conexões UUCP, deve-se ter o arquivo denominado method (por favor verifique a página de manual do smail(5) para maiores detalhes). Caso tenha-se somente uma conexão UUCP e se utilize a máquina de otimização de roteamento, pode-se habilitar os lotes SMTP através da configuração do parâmetro smart_transport para bsmtp ao invés de uux.

Para receber lotes SMTP sobre UUCP, deve-se estar seguro de se ter o comando de ``desempacotamento'' de mensagens capaz de abrir o lote enviado pela máquina remota. Caso o sistema remoto utilize o programa smail, será necessário criar uma ligação simbólica de rsmtp para smail. Caso o sistema remoto execute o sendmail, deve-se adicionalmente instalar um programa interpretado chamado /usr/bin/bsmtp que simplesmente executa o comando ``exec rsmtp'' (uma ligação simbólica não irá funcionar neste caso).


próximo acima anterior sumário índice
Próximo: 18.12 Transportes Baseados em Acima: 18. Configurando e Executando Anterior: 18.10.4 Listas de Mensagens   Sumário   Índice
www.conectiva.com