A configuração para a Cervejaria Virtual funciona da seguinte forma: todas as máquinas exceto o servidor de correio aracaju roteiam todas as mensagens a serem enviadas para o servidor, utilizando a sistemática de roteamento otimizado de máquina. aracaju enviará todas as mensagens de saída para a máquina que realmente faz o roteamento otimizado de todas as mensagens da Cervejaria. Esta máquina é chamada santos.
O arquivo padrão de configuração config para todas as máquinas da rede exceto aracaju terá o seguintes aspecto:
Esta configuração é muito similar à utilizada para sites no estilo UUCP. A principal diferença é que o transporte usado para o envio de mensagens para a máquina de roteamento otimizado é, obviamente, o SMTP. O atributo visible_domain faz com que o programa smail use o nome do domínio ao invés do nome da máquina local no envio de mensagens.
Em uma máquina UUCP que atue como caminho padrão de uma rede, como por exemplo em aracaju, o arquivo config tem a seguinte aparência:
Este arquivo config usa um esquema diferente para dizer ao smail qual é o nome da máquina local. Ao invés de fornecer uma lista de domínios e deixar que ele descubra como encontrar o nome da máquina através de uma chamada ao sistema, ele especifica a lista explicitamente. A lista acima contém tanto o nome totalmente qualificado, quando o nome curto, além do domínio isoladamente. Isso faz com que smail reconheça como um endereço local e entregue a mensagem para o usuário .
A variável auth_domains define os domínio sob os quais aracaju é considerada o servidor autoritativo. Isso é, se o smail receber qualquer mensagem endereçada a nome_da_máquina.cvirtual.com.br onde nome_da_máquina não se refere à uma máquina existente, ele rejeitará a mensagem e a devolverá ao remetente. Caso esta opção não esteja configurada, qualquer mensagem será enviada para a máquina responsável pelo roteamento otimizado, a qual a retornará para aracaju e assim por diante, até que ela seja descartada por exceder o número máximo de transmissões.