Neste meio tempo, Fred continuou o desenvolvimento no Net-2e, cujas funcionalidades foram profundamente revisadas na camada de rede. Uma das mais notáveis implementações é a incorporação do DDI, a Interface de Controle de Dispositivos1.9, a qual oferece um acesso uniforme e métodos de configuração de todos os dispositivos de rede e protocolos.
Uma outra implementação de redes TCP/IP foi desenvolvida por Matthias Urlichs, o qual escreveu um programa de controle de ISDN para e FreeBSD. Para este, ele integrou algum código de rede BSD ao núcleo do .
Como uma previsão futura, diria que Net-3 parece ter chegado para ficar. Alan trabalha atualmente na implementação do protocolo AX.25 usado pelos rádio amadores. Sem dúvida este novo módulo certamente produzirá um novo impulso no uso de códigos de rede. Módulos permitem a adição de programas de controle de dispositivos ao kernel em tempo de execução.
Apesar destas diferentes implementações de protocolos de rede, todas provêm o mesmo tipo de serviço, diferenciando-se basicamente ao nível do kernel e programas de controle de dispositivos. De qualquer forma, não será possível utilizar um kernel com Net-2e e utilitários Net-2d ou Net-3, e vice e versa. Isso somente se aplica aos programas que lidam com o kernel mais intimamente; aplicações e comandos de rede como rlogin ou telnet podem ser executados em quaisquer versões TCP/IP instaladas. O kernel oficial liberado será sempre acompanhado de um conjunto de ferramentas de rede compatíveis com o seu código.