Vital para o entendimento do UUCP é o conceito de tarefa. Cada transferência que um usuário inicia com o programa uucp ou uux é chamada de tarefa. Ela é constituída por um comando a ser executado no sistema remoto e uma coleção de arquivos a ser transferida entre sites. Uma das partes pode ser omitida, caso necessário.
Como exemplo, assumiremos que foi processado o seguinte comando na máquina local, o qual faz uma cópia UUCP do arquivo guia.ps para a máquina sergipe e executa o comando lpr para imprimir o arquivo.
O UUCP geralmente não aciona o sistema remoto imediatamente para executar uma tarefa (caso assim fosse seria possível executar estas tarefas através do comando kermit). Ao invés disso ele temporariamente armazena a descrição da tarefa. Isso é chamado spooling. A árvore de diretórios com as tarefas são armazenadas em uma estrutura chamada diretório de tarefas temporárias12.4 e está normalmente localizado em /var/spool/uucp. No nosso exemplo, a descrição da tarefa pode conter informações sobre o comando remoto a ser executado, denominado (lpr), o usuário que solicitou a sua execução e alguns outros itens. Adicionalmente à descrição da tarefa, o UUCP tem que armazenar o arquivo de entrada, neste caso o arquivo denominado chamado guia.ps.
A exata localização e nome dos arquivos temporários podem variar e dependem das opções em tempo de compilação. O UUCP compatível com HDB geralmente armazena os arquivos temporários em um diretório chamado /var/spool/uucp/nome_do_site, onde nome_do_site é o nome do site remoto. Quando compilado com a configuração Taylor, o UUCP irá criar subdiretórios sob um diretório de tarefas temporárias específico para o site, com diferentes tipos de arquivos temporários.
Em intervalos regulares, o UUCP disca para o sistema remoto. Quando a conexão com a máquina remota é estabelecida, ele transfere os arquivos descrevendo as tarefas a serem executadas, mais os arquivos de entrada. As tarefas destinadas à máquina local não serão executadas imediatamente, mas somente após o final da conexão. Isso é feito pelo programa uuxqt, o qual se encarrega também do reenvio de quaisquer tarefas designadas para outros sites.
Para distinguir entre tarefas mais e menos importantes, o UUCP associa um índice a cada uma delas. Ele é composto por uma letra, variando entre 0 a 9, A até Z, e a até z, em ordem decrescente. Tarefas com índice maior são transferidos prioritariamente. Mensagens costumam ser caracterizadas com índices B ou C, enquanto notícias recebem o índice N. Tarefas com índices maiores serão transferidas antes. Estes índices podem serem alterados através do indicador -g durante a execução dos comandos uucp ou uux.
Pode-se ainda desabilitar as transferência de tarefas abaixo de um determinado índice por certos períodos. Isso também é chamado de índice máximo de arquivos temporários permitidos durante uma conversação, cujo padrão é z. Cabe salientar que nestes casos os arquivos somente serão transferidos se tiverem um índice igual ou maior que o índice máximo para transferência.