próximo acima anterior sumário índice
Próximo: 8.7.2 Roteamento Através de Acima: 8.7 Opções de Configuração Anterior: 8.7 Opções de Configuração   Sumário   Índice


8.7.1 Escolhendo Um Endereço IP

No exemplo acima, o programa pppd discou para a máquina itaim e estabeleceu uma conexão IP. Nenhuma providência foi tomada no sentido de escolher um endereço IP em particular em nenhuma das pontas da conexão. Ao invés disso, utilizamos o endereço da máquina aracaju como o endereço IP local e deixamos itaim providenciar o seu. Algumas vezes, porém, pode ser útil ter-se o controle sobre quais endereços são usados em uma ou em ambas as pontas da conexão. O programa pppd suporta diversas variações deste tema.

Para solicitar um endereço em particular, deve-se geralmente fornecer ao programa pppd a seguinte opção:



onde end_local e end_remoto devem ser especificados na notação decimal IP ou como nomes de máquinas.8.15 Com isso, o programa pppd tenta usar o primeiro endereço como o seu próprio e o segundo na máquina remota. Caso a outra ponta de linha rejeite algum deles durante a negociação IPCP, nenhuma conexão IP será estabelecida.8.16 Caso se deseje configurar somente o endereço local e aceitar qualquer endereço que a máquina remota utilize, basta simplesmente não informar o parâmetro remote_addr. Por exemplo, para fazer com que a máquina aracaju utilize o endereço IP 200.255.203.92 ao invés de seu próprio, basta informá-lo na linha de comando, no seguinte formato 200.255.203.92:. De forma similar, para configurar somente o endereço remoto, basta deixar o campo end_local em branco. Por padrão, pppd usará o endereço associado ao nome da máquina.

Alguns servidores PPP que lidem com muitos clientes (como por exemplo um Provedor de Acesso a Internet) devem definir o endereço do sistema remoto de forma dinâmica: os endereços são definidos para o cliente somente enquanto este estiver conectado e serão liberados imediatamente após a desconexão. Ao discar para um servidor deste tipo, deve-se estar seguro que o programa pppd não requer qualquer endereço IP em particular, mas sim, que está apto a aceitar o fornecido pelo servidor. Isso significa que a opção end_local não pode ser especificada. Adicionalmente, deve-se usar a opção noipdefault, a qual faz com que o programa pppd espere pelo endereço IP fornecido pelo sistema remoto ao invés de utilizar o IP da máquina local.

Sob certas circunstâncias, pode ser desejável desligar a negociação de endereços IP totalmente e basear-se somente nos endereços especificados pela linha de comando. Isso pode ser atingido fornecendo-se a opção -ip para o programa pppd.


próximo acima anterior sumário índice
Próximo: 8.7.2 Roteamento Através de Acima: 8.7 Opções de Configuração Anterior: 8.7 Opções de Configuração   Sumário   Índice
www.conectiva.com